Não tenho certeza se cheguei a postar essa foto aqui, mas, em todo caso, aí vai: eu estava num show da banda BettyFull em meados de 2011. Foi um show super longo, sem intervalo - inclusive lembro de uma ocasião na qual toquei por mais de 5 horas a fio, de pé, sem parar (!!!) Pode ter sido esse show da foto, ou não - minha memória não é muito boa para detalhes de eventos passados. Mas sei que, devido a tantas vezes que toquei de pé por períodos muito prolongados, comecei a ter problemas sérios de coluna - pela foto você pode perceber como eu andava encurvado.
Hoje, quando vou ensaiar com qualquer uma das minhas atuais bandas, ensaio sentado, pois, se eu ficar de pé, termino o ensaio com as costas doendo muito. E shows tem que durar um máximo de 3 horas, com ao menos um intervalo de 15 minutos para que eu possa endireitar minha coluna. Tenho diagnóstico de escoliose desde muito jovem, e o fato de eu ter feito tanto "baile" na vida piorou a situação; atualmente preciso me policiar muito na questão postural e, se por acaso me pego encurvando as costas, já trato de ficar reto de novo. E hoje também procuro cuidar muito a altura dos instrumentos em relação ao solo na hora de tocar - tem que estar numa altura bem específica, de forma que eu fique com a coluna reta e com os braços num ângulo de 90-100 graus. Além disso, também evito carregar instrumentos muito pesados, exceto em último caso, se não houver mais nenhuma alternativa (aí peço ajuda para carregá-lo(s)).
O que ficou de lição para mim? Que é muito importante cuidar da postura enquanto se toca, pois, do contrário, a coluna sofre muito. Em tempos passados eu não dava a mínima para a postura, e isso me fez ter uma dor crônica no meio das costas desde então. Não duvido que eu vá precisar de tratamento - talvez até de cirurgia - num futuro próximo; mas, se é para prolongar a carreira e melhorar a qualidade de vida, tudo é válido. Querendo ou não, já estou bem próximo da meia-idade, e é cada vez mais importante cuidar da saúde.
Afinal, meu plano é envelhecer saudável e nos palcos - tem algo melhor que isso?
Comentários
Postar um comentário
Quer comentar algo?