Porque o show tem que continuar...



"... todo artista tem que ir aonde o povo está..." ("Nos Bailes da Vida", Milton Nascimento/Fernando Brant)

"... sabe que o show de todo artista tem que continuar..." ("O Bêbado é a Equilibrista" João Bosco/Aldir Blanc)

Músicos são como almas ciganas presas dentro de corpos sedentários. Temos casa, mas nosso lar está onde quer que haja som. Assim, vivemos constantemente na estrada, pois há um show aqui, um ensaio ali, uma gravação de vídeo acolá, enfim. E algumas vezes também acontecem infortúnios...
Sou um cara que vive da arte. Durante toda minha vida já passei por diversas experiências, muitas boas, outras nem tanto. Mas igual ao que aconteceu por último, nunca presenciei... Vejam o que vem pela frente.
Estava eu com uma das minhas bandas, preparando os instrumentos para um show numa casa muito tradicional do litoral gaúcho. Isso foi agora há pouco, na madrugada do dia 3 para o dia 4 de janeiro. Montagem do palco, passagem de som e aguardar o início do show. Tudo certo. Aquela seria uma grande noite. Bom... Seria.
O show começou. Um instrumental deu início a tudo. Depois vieram uma duas, três músicas... O povo ali na frente curtindo muito, na maior diversão. Alguns casais se formavam, inclusive. Uma cena linda de uma noite de verão num ambiente a céu aberto - a chuva não afastou o público. Cenário e situações perfeitos.
Mas eis que algo muito esquisito aconteceu...
Quando o show já estava ali pela sua primeira meia hora, alguns funcionários da casa foram correndo ao palco, mandando a banda parar. O motivo? A polícia deu ordem para tal. Eu e os demais membros da banda ficamos sem entender nada... Mas, em todo caso, o show foi interrompido, tiramos todo o material do palco e nos arrumamos para a viagem de volta. Então, descobrimos o que houve: não era a primeira vez que um certo morador daquela região, conhecido por não se dar bem com ninguém, ligava para o 190, solicitando que a polícia mandasse a casa encerrar as atividades. E o mais curioso: sempre às quintas-feiras.
Tudo isso me fez pensar que a arte, em especial a música, incomoda alguns. E esses certos indivíduos pensam que podem calar a boca dos músicos. Mas não há de ser nada, pois a música é muito, muito mais forte do que qualquer tentativa de censura. Esse show pode ter sido cortado sem motivo, mas certamente virão mais, maiores e melhores. E isso não há quem possa sufocar.

P.S.: a foto acima mostra meus instrumentos já prontos para o show. Nomes da banda e do local preservados por segurança.

Comentários