Quase duas semanas com os dedos nas pretas e brancas



Gente do céu, que semanas apertadas... Mas agenda cheia faz parte da vida de qualquer músico profissional que se preze, não?
Então... Andei super ocupado nessa última semana. Tudo começou no dia 23 de abril, quando tive meu primeiro ensaio com a banda A RUD (que até pouco tempo atrás se chamava RudBoyz), daqui de Canoas-RS, que recentemente lançou um single em parceria com um cara do The Voice Brasil, cujo nome artístico é Lumi. Você pode conferir o vídeo abaixo:


OBS.: caso o vídeo não apareça no Firefox, clique no ícone do escudo perto da barra de endereços e em "desativar bloqueio neste site".

Tive o desafio de executar um repertório totalmente novo para mim, faltando poucos dias para dois shows da banda, sendo um no Opinião (Porto Alegre-RS) e outro na Festa do Trabalhador, promovida pela Prefeitura Municipal de Canoas. Antes do ensaio precisei ouvir tudo várias e várias vezes, a fim de memorizar o máximo possível de detalhes de cada canção - e ainda não cheguei lá 100% pronto, mas as coisas foram se ajeitando no decorrer do ensaio.


Antes do primeiro ensaio com A RUD

Após o ensaio - foto com o trio fundador + músicos de apoio

Dois dias depois, tive uma maratona: o segundo ensaio d'A RUD, ao meio-dia (horário bem inusitado, mas foi o que deu), e um ensaio de uma banda já antiga, a Lucky Scar, às 20h. O primeiro, com A RUD, serviu para endireitar as partes de teclado do repertório dos dois shows citados anteriormente; o segundo, com a Lucky Scar, foi o último antes do show de domingo, num evento da Toca do Ogro (Porto Alegre-RS). Cheguei ao final do dia com as mãos doendo de tanto tocar, mas consegui cumprir a missão.

Fotomontagem com selfies pré-ensaio, com A RUD à esquerda e com a Lucky Scar à direita

Dia 26 foi a vez de um show da banda Instinto Roots, no evento de reinauguração do Brechó Pub (Canoas-RS), se não me falha a memória. Eu tinha me programado previamente com a alimentação, já que seria uma noite muito longa, com três bandas e a possibilidade de a Instinto Roots ser a última. Só que houve um problema de ordem natural: caiu um temporal tão forte que a rua da minha casa ficou totalmente alagada e intransitável. Falei com um dos membros da banda sobre o temporal, perguntando se ainda haveria o evento, mesmo com toda a chuvarada e os alagamentos. A resposta que tive foi que a casa não falou em cancelar - ou seja, em tese, o evento ocorreria normalmente. Mas, de qualquer forma, devido à impossibilidade de trânsito na minha rua, não participei do show - sempre quero estar no palco, mas com toda essa calamidade natural, realmente não deu...
No dia seguinte, atendendo a um convite de cerca de um mês atrás, fui ensaiar com uma banda de Porto Alegre chamada No Vacancy. Repertório inteiramente dedicado aos anos 80 e 90, pelo que percebi. Essa banda vem se preparando para um grande evento em Imigrante-RS, lá em julho. Foi um ensaio descontraído, mas também importante em vários aspectos: definição da ordem do set list, contratação de vocal feminino, dentre outros.

Selfie pré-ensaio com a No Vacancy - ainda haverá uma foto da banda, em algum momento

Já no dia 28 teve show da banda Lucky Scar no bar Toca do Ogro (Porto Alegre-RS), junto com outra banda, a Rockstry, num evento chamado Rock'n'Bikers, que foi um encontro de motociclistas. Esse show foi filmado para posterior edição e finalização como material de divulgação - já é a segunda vez que a banda filma um show completo (ao menos desde o dia em que entrei, ainda em 2017), e acredito que o objetivo aí seja não apenas registrar as performances, mas também construir um portfolio para casas de shows. O show foi bastante improvisado, mas isso estava dentro do contexto, já que o clima do evento foi bem intimista, com muita interação da banda com o público. Sendo que haveria filmagem do show, considerei usar um set de três teclados, mas acabei usando apenas um em função de precisar pegar Uber e do tamanho do palco, que não permitia mais que isso.

Selfie durante a passagem de som do show da Lucky Scar na Toca do Ogro

No dia 29 ocorreu o último ensaio da banda A RUD antes dos dois shows marcados, no Opinião (Porto Alegre-RS) e na Festa do Trabalhador (Parque Eduardo Gomes, Canoas-RS). Foi um ensaio muito puxado, para tirar todas as dúvidas e acertar qualquer detalhe que faltasse. E mais: esse último ensaio contou com a presença de Lumi, o convidado do já citado vídeo da banda, lá em cima no texto. Ele não apenas cantou, como também deu sugestões, repassou algumas partes etc.; enfim, foi como se ele também fosse integrante da banda, não apenas alguém vindo de fora, e isso foi muito bacana.

Selfie antes do ensaio

A banda completa + Lumi


Vídeo em 360° do ensaio, juntamente com Lumi
OBS. 1: caso o vídeo não apareça no Firefox, clique no ícone do escudo perto da barra de endereços e em "desativar bloqueio neste site".
OBS. 2: se não puder asssistir ao vídeo dentro da postagem, clique aqui.


No dia 30 ocorreu o show da banda A RUD no Opinião, como abertura do show seguinte, do Maneva. Foi um dia bem tenso e movimentado, pois tivemos que acelerar a passagem de som, com o pouco tempo disponível para tal. O show começou pouco após a meia-noite (ou seja: já no dia 1º de maio), e foi o primeiro da banda na casa, com um retorno extremamente positivo. O público curtiu muito, e acredito que a banda fará novos shows lá no futuro. Nesse mesmo dia fui convidado para oficialmente fazer parte do grupo de músicos de apoio da banda (que é um trio).
Uma curiosidade: o show foi programado para durar uma hora, porém, acabou durando uma hora e cinco ou sete minutos, o que causou um certo atraso no cronograma do evento, mas o que importa é que a plateia não parou nem um minutinho sequer (!!!)

Durante a passagem de som

Logo antes do começo do show

Já no dia seguinte, 1º de maio, ocorreu a tradicional Festa do Trabalhador, no Parque Eduardo Gomes (Canoas-RS), e A RUD fez sua participação por volta das 18h15min. Foi um show curto, pois eram muitas bandas, então tivemos que ser rápidos. Mas foi legal. E se contar que ali haviam mais de dez mil pessoas, por baixo...

Esperando a outra banda terminar

Minutos antes do show - olha o tamanhão do público (!!!)

Apenas instantes antes do show, com um apresentador anunciando

No dia 2 de maio houve ensaio da banda Lucky Scar, visando o show marcado numa festa privada em Gravataí-RS, dali a dois dias. Foi um dos ensaios mais difíceis que a banda já fez, no qual surgiram muitas dúvidas quanto ao repertório. O ensaio foi até praticamente meia-noite, se não mais além - a ideia inicial era passar todo o set list do show, do começo ao fim, sem parar, mas várias paradas foram necessárias, o que fez com que o ensaio demorasse bem mais, mas tudo se acertou no final.

Logo antes do começo do ensaio

No dia 3 de maio tive uma breve folga. Já o dia 4 foi o que considero um "super sábado". Explico.
Às 14h30min tive show com a banda Lucky Scar num evento privado na Paragem Verdes Campos (Gravataí-RS). A passagem de som foi durante a manhã, o que significa que precisei acordar cedo. O evento era uma exposição privada de carros antigos. O show terminou por volta das 16h30min e tive bem pouco tempo (e pouca Internet...) para conseguir pegar um Uber até o Estúdio Roots (Porto Alegre-RS), a fim de participar do ensaio marcado com a banda No Vacancy. O ensaio começou às 17h, mas não consegui chegar a tempo - quando cheguei, já eram 17h45min, mas era compreensível, né... Cheguei lá suado e exausto, mas ainda assim, ensaiei até o fim, mantendo o pique necessário.

Ao meio-dia, passando o som para o show da Lucky Scar em Gravataí-RS
Ao final da tarde, ensaiando com a No Vacancy em Porto Alegre-RS

Como se vê, foram duas semanas extremamente puxadas. Quase não tive tempo para ficar em casa - e é assim que o mundo musical profissional funciona. Essas semanas serviram para eu começar a me firmar de uma vez por todas nesse meio. Já estou com quase vinte anos de carreira e tenho uma ambição pessoal: estar entre os melhores tecladistas do país. Mas isso requer muito, MUITO trabalho - nada vem de graça, e por que seria diferente na música?

Comentários