Como renovei um instrumento parado num canto havia muitos anos



Esses tempos eu vinha buscando um teclado controlador MIDI para usar com meu módulo sintetizador IK Multimedia UNO Synth, que ganhei de aniversário antecipado no início desse mês. Esse aqui:


Fui atrás de controladores no Mercado Livre (em tempo: somente em lojas oficiais). Encontrei um Behringer UMX490, a princípio. Negócio fechado, pedido anotado, mas depois fui comunicado de que o produto estava com problemas e a loja acabou cancelando a venda (e, automaticamente, o valor foi estornado no extrato do cartão de crédito). Então, continuei pesquisando e achei um Waldman Krypton 49. Pedido pronto, nota fiscal emitida, e, de novo, a loja avisou que houve problema com o produto, e mais uma vez o pedido foi cancelado e o valor devolvido. Então pensei: "vou deixar esse controlador para algum momento mais oportuno".
Foi então que me lembrei de algo: um dos meus sobrinhos tinha um teclado Yamaha PSR-175, encostado num canto do quarto dele, havia muitos anos. Instrumento super simples, trivial, mas tem uma MIDI OUT, então vai. Aí entrei em contato com minha irmã, mãe dele, e perguntei se eu poderia pegar esse teclado emprestado por uns tempos. Resposta afirmativa e, ontem mesmo, fui lá buscar o instrumento, na casa deles.
Esse PSR-175 tem uma longa história. Primeiro, porque já estava lá na casa deles havia pelo menos uns 10 ou 15 anos. Segundo, porque cheguei a usá-lo num vídeo que postei no YouTube em 2018 (vá até a marca de 2:02 para ver a cena):


Ainda ontem, eu trouxe o instrumento para casa, e meu primeiro teste foi ver se a porta MIDI OUT ainda funcionava. Conectei-a ao MIDI IN do UNO Synth e comecei a tocar. Deu certo:


Se você reparar bem em ambos os vídeos, vai notar que o instrumento estava bem sujo, empoeirado, cheio de adesivos nas teclas... Bem... Literalmente abandonado, jogado num canto. Mas funcionava, e, o mais importante: a porta MIDI OUT estava perfeita. É uma pena que não cheguei a tirar uma foto dele no estado em que se encontrava, a fim de mostrar com mais detalhes, mas posso garantir: não estava nada apresentável. Fiquei com muito dó de vê-lo daquele jeito, e hoje decidi dar um trato no mesmo, fazendo uma limpeza profunda.
Meu primeiro passo foi tirar os resíduos de cola e etiquetas das teclas. Para tal, foram necessários álcool isopropílico 92° e algodão. A fim de eliminar todo e qualquer resíduo existente, esfreguei os pedaços de algodão com toda a força possível, segurando as teclas embaixo para elas não afundarem. Não foi nada fácil... Terminei essa parte da limpeza com meu braço direito doendo muito - tanto que precisei tomar um Dorflex logo em seguida. Mas enfim, aí vai um clipe do momento em que eu estava limpando as teclas:


Depois ainda precisei limpar bem o painel, o display LCD, os conectores, a parte inferior etc., usando um pano úmido com água fresca. Para as partes mais internas, em dados momentos precisei usar um pincel; em outros, tive que ajustar o pano úmido para que se encaixasse em cada espaço. Após um bom tempo, assim ficou o resultado final:


Bem mais apresentável do que antes, não?
Ainda falta uma parte da limpeza, no entanto: passar um aspirador portátil por tudo, para acabar com todas as partículas de poeira ainda presentes ali. Mas isso é para outra hora.
Todo esse processo me fez pensar: por que jogar fora aquele instrumento velhinho, que andou parado por um tempão, só porque ficou sujo e empoeirado, quando se pode limpá-lo e torná-lo lindo e funcional de novo? E mais: além de lindo e funcional, extremamente útil? Resultado: por ora, não preciso me preocupar tão cedo com um novo controlador: esse PSR-175, antes abandonado, agora exerce bem esse papel, controlando o UNO Synth aqui no meu home studio. Tem teclas não-sensitivas - mas até onde sei, sintetizadores analógicos não possuem teclas sensitivas, e o controlador do UNO Synth não poderia ser diferente. Logo, faz sentido.
Em algum momento no futuro terei que dar um jeito de conseguir um controlador decente, mas até lá, esse PSR-175 preencherá a função. E já penso em incorporar a dupla PSR-175 + UNO Synth no meu próximo vídeo.

Comentários