O que é ser tecladista?



O que é ser tecladista?
A resposta poderia ser tão simples quanto "ser tecladista é tocar teclado". Mas, na verdade, o negócio é muito mais complexo do que parece.
Ser tecladista é, antes de mais nada, ter à sua frente uma (ou mais) máquina(s) geradora(s) de sons, mas também ter a ciência de que esses aparelhos não trabalham sozinhos. É saber lidar com os meandros de cada instrumento, a fim de conseguir tirar dali o melhor som possível. De nada adianta ter em mãos o melhor teclado do mundo se você não souber minimamente operá-lo - é como comprar um belo carrão conversível importado só para deixá-lo guardado na garagem, sem uso.
Ser tecladista é carregar equipamento pesado para tudo quanto é lado. É ter marcas de todo esse esforço: calos nos dedos, cicatrizes nos ombros, dores na coluna... É saber que muita força será necessária para levar sua música pelos quatro cantos do planeta.
Ser tecladista é tomar muito cuidado com suas mãos, pois as mesmas são suas maiores ferramentas de trabalho, acima de qualquer instrumento. É evitar ao máximo qualquer chance de fratura - e a consequente impossibilidade de continuar trabalhando. É saber que suas mãos são sagradas e merecem todo o respeito do mundo.
Ser tecladista é ser o membro mais "diferentão" da banda. Muito acontece de tecladistas não falarem muito com os demais membros, mas não é por timidez, nem por serem esnobes ou coisa assim; é porque eles sabem que, para cada nova música que surge no repertório, é mais um longo trabalho de programação timbrística pela frente. O posto de tecladista exige concentração máxima, sempre, assim como muito ouvido para perceber cada nuance musical e muita memória para saber onde fica cada som e cada recurso necessário durante a performance - por isso não somos muito de conversar. O silêncio é nosso amigo durante os ensaios e shows, mas podem ter certeza de que, nas horas de folga, somos tão normais como qualquer outra pessoa.
Ser tecladista é tudo isso e muito mais. Posso dizer que tecladistas são seres supra-humanos, cujos corpo e mente são muito exigidos em seu trabalho.

Comentários