Ainda arrumando as coisas por aqui - hoje consegui fazer algo que eu queria ter feito há anos, mas nunca consegui: usar um só teclado controlador MIDI para vários dispositivos. Eu sabia bem sobre MIDI THRU e seleção de canal de transmissão, mas por algum motivo nunca consegui fazer esse sistema funcionar do jeito certo - até o dia de hoje. Após muita maratona de configurações, enfim, achei um jeito: meu controlador Samson Graphite 49 passa a controlar tanto meu módulo sintetizador E-MU Orbit 9090 V2 no canal 1 quanto meu sintetizador analógico IK Multimedia UNO Synth no canal 2. Assim, evito a necessidade de ter um controlador por dispositivo - e, consequentemente, de ter que gastar mais do que o suficiente para remontar o estúdio.
E por falar em instrumentos, já faz um bom tempo que tomei uma decisão importante: preservar tudo o que já tenho, dando toda a manutenção possível, a fim não só de economizar dinheiro, como também de preservação ambiental, já que é menos matéria prima tendo que ser extraída e menos lixo eletrônico descartado. Qualquer coisa que acontecer com qualquer um dos instrumentos não será motivo de "troca logo por outro", e sim de "faz tudo o que for preciso para restaurá-lo a seu estado de novo". O primeiro da lista é meu Korg KingKORG, que em breve deve passar por manutenção estética na Digisom, a fim de corrigir um arranhão no painel e uma fissura numa tecla preta - e, assim, voltar de lá brilhando como se tivesse recém-saído da fábrica. Atitude simples de mudança que faz toda a diferença.
Fica meu conselho a todos os tecladistas: não joguem fora aquele instrumento velhinho que vocês têm guardado aí. Façam a devida restauração do mesmo na autorizada - ou façam vocês mesmos, se souberem como fazê-lo. Esse velho instrumento ainda lhes será muito útil por anos e anos a fio - e o meio ambiente agradece.
Comentários
Postar um comentário
Quer comentar algo?