Leituras musicais: "Rita Lee, uma autobiografia"



Já faz um longo tempo que li esse livro, a autobiografia da maior roqueira brasileira de todos os tempos, Rita Lee. Eu faria uma resenha logo em seguida, no dia 5 de fevereiro, porém, andei tão ocupado na época que acabei esquecendo. E agora, finalmente, farei a resenha, ainda que com todo esse atraso.
Enfim, vamos lá.
O livro trata não somente da Rita Lee cantora e compositora; ele fala sobre a Rita Lee mulher. Seu estilo de vida hippie na década de 1960, suas aventuras amorosas até o momento de selar a união com Roberto de Carvalho, o começo difícil na música, a ascensão dos Mutantes (e sua consequente demissão do grupo em meados de 1975 ou 76 devido à nova veia progressiva do mesmo na época), o início de sua carreira solo, as complicações com o regime militar, o uso de drogas, a maternidade... Tudo isso e mais um pouco, concluindo quando ela fala sobre seu presente momento.
É um livro de leitura fácil e sem rodeios, cheio de palavrões - mas, enfim, por que fingir com linguagem rebuscada quando autenticidade pede papo reto? Autenticidade define esse livro. Autenticidade define essa mulher. E é uma leitura recomendadíssima a todos os que querem saber mais a respeito não só da musicista, como também de parte da história do rock nacional.

Comentários

  1. Também li e gostei muito. Rita é muito autêntica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo ler sempre à noite antes de dormir, e nesse caso eu só lembrava de pausar a leitura quando já eram 3h da manhã 😬
      Pra ver como esse livro é envolvente...

      Excluir

Postar um comentário

Quer comentar algo?