Conservando o passado

 

Às vezes tenho vontade de diminuir o estúdio, visando reduzir a quantidade de instrumentos e aumentar a qualidade dos timbres e recursos. Em se tratando de trabalho musical comercial, profissional, de acordo com o mercado, é assim que funciona. Porém, há um outro lado meu que preserva o experimentalismo da pré-adolescência, quando eu mexia em tudo, em todos os instrumentos que eu ganhava; e ainda, esse mesmo lado meu tem muita pena de se desfazer de relíquias como essas que possuo em casa. Olho para esses instrumentos e fico pensando: "e se eu pudesse torná-los impecáveis de novo?" Na verdade, posso. E é isso que estou fazendo.
Há poucos dias encaminhei vários instrumentos para reparos na assistência técnica e com técnicos particulares. São eles: os pianos Korg SP-280 (autorizada) e Kurzweil KA-120 (autorizada), o módulo sintetizador Roland SC-880 (autorizada), o arranjador Technics sx-KN930 (particular) e os sintetizadores Korg KingKORG (particular) e Ensoniq SQ-1 Plus (particular). Os próximos a irem para a restauração são a workstation Roland XP-50 (autorizada ou particular, decido depois) e o sintetizador Korg X5D (particular). Quanto tempo essa empreitada vai demorar? Não sei. E quanto vai custar? Também não sei. Mas quando o coração fala mais alto, não adianta. Não sou de respeitar convenções, quando o assunto é instrumentos. E, conseguindo deixar todos esses devidamente restaurados, podem ter certeza: a não ser em caso de extrema necessidade, que eu precise urgentemente de dinheiro por algum motivo crucial, eles ficarão comigo para sempre. Até o último dia da minha vida. Sem jamais serem vendidos, nem trocados por nada nesse mundo.
Restaurar instrumentos usados é o caminho para mim. É pegar aquele item que muitos já teriam descartado, jogado fora, abandonado num canto, e torná-lo perfeito de novo. Um dia ainda farei isso por conta, acredito - eu queria muito ter conhecimentos avançados em eletrônica aplicada, chapeação, pintura, silk screen etc., a fim de poder eu mesmo reparar meus próprios instrumentos. Mas, já que não tenho, encaminho tudo à autorizada e aos técnicos, e torço para que tudo dê certo...

Comentários