Casio XW-P1, a "laranja mecânica" do meu set


O laranjão do meu set, Casio XW-P1, edição limitada (Chrome Orange) - comprei-o em 2018, a princípio apenas para usá-lo em casa, gravando vídeos para o meu canal no YouTube. Porém, um dia percebi a falta de um bom simulador de Hammond B3 no meu set de palco (no ano anterior tive um Tokai TX-5 Classic), e então fui atrás de um clonewheel dedicado. Achei alguns, mas todos custando os rins e o fígado (!!!)
Eu, me conhecendo muito bem, fui atrás de soluções alternativas - aí me dei por conta de que o próprio XW-P1 tinha um simulador de Hammond B3 nele mesmo. Fui ver como era e, nos primeiros testes, achei a Rotary Speaker um pouco rápida demais. Porém, sendo um sintetizador, fui atrás de algum ajuste de velocidade desse efeito - e não é que achei? Ainda: depois desse pequeno ajuste, os sons de órgão ficaram absurdos!
Os vários faders à esquerda fazem as vezes de drawbars, e sempre faço questão de montar os timbres na hora, sem criar presets nem nada - assim os clonewheels tem mais graça.
Resultado: o XW-P1 se tornou meu "clonewheel" nos palcos. Não precisarei de um simulador dedicado tão cedo. E, de quebra, ainda tenho um super sintetizador dentro do estúdio.

Comentários