O cansaço de uma overdose criativa


Lá no início de 2021 eu havia prometido a mim mesmo que uma das minhas metas deste ano que está chegando ao fim seria conseguir lançar um álbum. E mais: eu havia combinado de começar o processo já no dia 2 de janeiro, frisando bem internamente, a fim de não acabar fazendo outras coisas e esquecendo da promessa. O resultado vocês viram: não foi só um álbum. Foram 14 discos (!!!), contando 5 álbuns (com 4 já lançados e um prestes a ser lançado agora em janeiro), 6 coletâneas e 3 EPs, isso fora os mais de 60 singles que também coloquei nas plataformas. É... Tomei gosto pela coisa...
Só que, como se vê, foi uma trabalheira gigante. Basicamente não fiz mais nada o ano todo, pois fiquei quase que somente em função de gravar, produzir, mixar, masterizar etc., isso descontando os vários compromissos com as bandas. Foi um ano muito intenso - não no sentido de muitos shows com as bandas, como era antes da pandemia, mas no de muito trabalho mesmo, ainda que em casa. A questão é que, quando começo um projeto, não paro nunca mais, vou até o final, muitas vezes pulando outros afazeres para conseguir cumprir com tudo em tempo recorde. E, devido a tantas ideias musicais acumuladas, tenho perdido noites de sono, e também ficado muito mais tempo dentro do meu estúdio que ao ar livre. E ainda: meus níveis de ansiedade tem crescido cada vez mais, pois fico tanto pensando em terminar logo todo o material que minha mente acaba funcionando 24/7 e basicamente nunca descanso - posso amar o que faço, mas, ainda assim, também é bom descansar de vez em quando.
Preciso desacelerar e, a partir de agora, a coisa funcionará de uma forma bem diferente. Do próximo disco em diante, a meta é fazer tudo lentamente, bem na manha, quando eu tiver um tempo livre, sem pressa, sem alarde, sem correria para colocar logo todo o material nas plataformas. Sei que estou acostumado a um ritmo extremamente rápido de trabalho, mas preciso me policiar nesse sentido e aprender a andar devagar. Continuarei sempre criando, produzindo etc., mas quero ir com mais calma. A mente também precisa de repouso.

Comentários