O ápice musical do "pensar fora da caixa" - sobre teclas e sopros cósmicos

 

Há muito tempo venho falando sobre essa minha intensa busca pela fuga de todo e qualquer padrão existente, quando o assunto é música. Não apenas no que se diz respeito aos instrumentos que costumo usar nos palcos, mas também à música em si. É uma busca incessante, que não para nunca, e que me faz, muitas vezes, ficar incomodado com tantas convenções e regras - a ponto de, em tempos passados, ter discutido com muita gente em certos fóruns de música, pois eu nunca quis seguir a "moda do momento" em se tratando de escolher meu set de teclados.
Como eu disse, venho buscando ser diferente, desde o início da minha carreira profissional - ainda falta um longo caminho para eu chegar lá, no entanto; sinto que ainda preciso aprender muito. Sempre busco novas fontes de inspiração e, numa dessas minhas pesquisas por tecladistas diferenciados, que não seguem normas ditadas por um mercado opressor, que quer padronizar todos os artistas, encontrei esse GÊNIO, que não apenas é um BAITA músico, como também vai radicalmente na contramão da indústria, ao usar os instrumentos mais simples possíveis - e obter uma sonoridade única dessa forma. Pensa em alguém que faz jazz rock da mais alta qualidade usando um parco teclado arranjador Yamaha... Agora, adiciona um saxofonista e um baterista competentíssimos nessa mistura.
Imaginou? Não precisa imaginar, tanto o tecladista quanto esse grupo existem na vida real.
O tecladista? Max Sudbrack. A banda? Sopro Cósmico.


Max Sudbrack - fonte: perfil oficial no Instagram


Banda Sopro Cósmico - fonte: perfil oficial no Instagram

Descobri tanto o tecladista quanto a banda há um tempo atrás, no Facebook, mas eu só tinha visto fotos até então. Recentemente achei alguns clipes de vídeo da banda no Instagram, e o que vi foi um grupo da mais pura musicalidade, sem excessos, sem cartilhas, onde os três integrantes são como uma só entidade. Um jazz rock com pitadas de psicodelia, que com certeza será um prato cheio a todos os que curtem uma boa música instrumental. Prova disso é seu EP "Luas de Saturno" (2019). Aliás, o mesmo está aqui embaixo, em forma de áudio no YouTube, para quem quiser conferir:
 
Sopro Cósmico - Luas de Saturno (2019)
 
O tecladista também tem seu trabalho solo - por exemplo: recentemente ele lançou um EP chamado "Notícias do Trânsito" (2020). Ainda não o ouvi por completo, mas, pelo que pude perceber, nesse disco tem tudo o que se pode imaginar: piano solo, colagens sonoras, vários sintetizadores etc.. De alguma forma, os trechos que pude escutar me remeteram a Cesar Camargo Mariano nos anos 1970/80... Se alguém ficou curioso, pode conferir aí embaixo:
 
Max Sudbrack - Notícias do Trânsito (2020)
 
Enfim, um tecladista, uma banda e dois trabalhos de altíssima qualidade que merecem ser divulgados, e muito. É uma pena que a grande mídia não se interesse por música de tão alto nível assim, preferindo o filão dos sucessos do momento. Mas quem sabe esse jogo possa ser virado num futuro próximo? Nunca se perde as esperanças...

Comentários