Os instrumentos no meu set de ensaios e suas funções

Qual a função de cada instrumento no meu set de ensaios? Se você for tecladista, possivelmente deve estar se perguntando sobre isso ao ver essas minhas fotos com os teclados. E qual a resposta a essa pergunta? Então, vamos lá...
O Casio WK-6600, à minha esquerda na foto, tem 76 teclas e serve como um provedor de timbres de piano acústico e eletromecânico, além de também me dar alguns sons adicionais de cordas, se for o caso. Ele cumpre uma função que tradicionalmente seria reservada a um stage piano, digamos - uma alternativa super em conta para obter os sons mais básicos.

O Casio MZ-X500, na minha frente, embaixo, me fornece vários diferentes timbres, como vozes, cordas sintéticas, Clavi, Hammond etc.. O grande trunfo dele: disparar loops e samples. Várias músicas pedem essas coisas e, sendo assim, esse é um recurso fundamental. O sampler dele é super simples de usar e muito funcional, aceitando arquivos .wav de até 3s de duração (apesar de eu já ter conseguido colocar coisa bem maior ali, graças a truques de edição - um dos loops programados dura 8s).

O Yamaha MX61, na minha frente, em cima, me dá vários timbres adicionais, principalmente metais, sintetizadores e efeitos. Ele é meu instrumento favorito para solos - sempre que preciso de um lead synth na hora, recorro a ele. É o item mais antigo desse set - comprei-o em 2017 e ele segue firme.

Muito já me perguntaram por que não troco esse set por controlador + iPad ou por Nord ou similar. Minha resposta: por quê, se nesse set já tenho tudo o que preciso? Se rolar alguma mudança, será bem pontual, e apenas em caso de real necessidade; do contrário, não há motivo algum. Meu negócio é fazer música, não ostentar instrumentos caros - essa sempre foi e sempre será minha mentalidade.

Comentários