A verdadeira musicalidade não escolhe marcas, nem modelos


Sempre tive essa característica de gostar de tocar com instrumentos simples. Nunca fui de "super-teclados", jamais me dei ao luxo de perder horas a fio lendo um manual só para saber como se faz uma memória de painel, e para mim o que sempre importou de fato foi o som. Detesto esse esnobismo tão presente no universo das teclas, onde uns chegam com sets matadores, mas só para a foto mesmo, pois nem tocam tudo isso. Admiro cada vez mais aqueles tecladistas que esbanjam musicalidade usando os instrumentos mais básicos, não se importando com quem diz um monte de bobagem a respeito dos seus sets.
Se é algo que tem cada vez mais me tapado de nojo é ver colegas de teclas super competentes sendo massacrados porque não usam o instrumento da moda. Sempre que vejo alguém tocando maravilhosamente bem em teclados simples, parabenizo, incentivo e ainda dou e peço dicas para melhorar ainda mais o som, sem ter que recorrer a instrumentos que custam o mesmo que um SUV 0km. Dou um viva à verdadeira musicalidade, que não escolhe marcas, nem modelos. Desprezo quem vem com papinho idiota de que "tecladista para ser bom tem que ter teclado top de linha". Não há nada mais falso do que isso. Tecladista para ser bom tem é que treinar, estudar, praticar, se dedicar. O instrumento é uma escolha pessoal.

Nessa foto eu estava ensaiando com a banda Instinto Roots em fevereiro. Olhem o teclado: um Yamaha YPT-340, que pertence à filha do vocalista. Meu Yamaha MX61 estava no reboque do carro do mesmo, pois no dia seguinte tinha show (que seria no dia desse ensaio, mas que foi adiado devido à cheia que acometeu o local na época). Por acaso eu ficaria de braços cruzados apenas porque só tinha esse YPT-340 disponível? Eu é que não. Usei aquele teclado ali mesmo, e tirei muito som dele, se querem saber.

Afinal, de que adianta ter um Porsche ou um BMW se não souber como se faz a marcha a ré? Sou mais quem viaja feliz com seu Fusca ou Chevette. Sou mais quem "arrebenta" em teclados simples do que quem "posa para fotos" com tops de linha. Isso jamais mudará.

Comentários