Vários sets dentro de um só? Sim, é possível

Sets de teclados são um assunto muito complexo. Define-se como um "set" todo e qualquer agrupamento de dois ou mais desses instrumentos. Há sets de 2, 3, 4, 5 ou mais teclados - tudo depende de muitos fatores, dentre repertório, facilidade de transporte/montagem, tamanho do palco e diversas outras circunstâncias.
A montagem de um set de teclados não é, nunca foi e jamais será fácil - é preciso estudar e planejar muito bem esse investimento, que é muito pesado, antes de ir às compras. Imagina então montar mais de um set? Aí é que a coisa fica bem mais complicada - em termos. Se você é tecladista e possui vários instrumentos em casa, é bem provável que já tenha mais de um set em mãos - até mesmo sem saber. Como? Explicarei agora, a partir do meu próprio exemplo.

Descontando equipamento de áudio (mesa de som etc.), periféricos (estantes, cabos etc.) e outros, nesse momento tenho os seguintes instrumentos comigo:

- Behringer Model D (sintetizador analógico, módulo)
- Casio CT-X5000 (arranjador, 61 teclas)
- Casio MZ-X500 (arranger workstation, 61 teclas)
- Casio WK-6600 (arranjador, 76 teclas)
- Casio XW-P1 (sintetizador, 61 teclas)
- IK Multimedia UNO Synth (sintetizador analógico, módulo)
- Korg KingKORG (sintetizador, 61 teclas)
- Kurzweil KA-120 (piano digital, 88 teclas)
- Spring Control 49 (controlador MIDI, 49 teclas)
- Yamaha MX61 (sintetizador, 61 teclas)
- Yamaha P-125 (piano digital, 88 teclas)

Como se vê, é muita coisa - isso que já reduzi bastante o tamanho desse set, ao vender alguns itens sobressalentes e deixar tantos outros consignados numa loja aqui perto. Aliás, o que está aí não é apenas um set; são ao menos quatro sets diferentes (!!!). "Como assim?", alguns provavelmente vão me perguntar.


Explicando: atualmente toco em quatro bandas locais e, para cada uma, escolhi usar diferentes combinações dos instrumentos acima. Então, são ao menos quatro sets diferentes dentro de um mesmo grande set - isso descontando adaptações para palcos menores e afins, além do próprio grande set dentro do home studio (pois aí a quantidade de variações aumenta muito mais). Um instrumento considerado supérfluo em uma banda pode ser essencial em outra - sei por experiência própria.
Então, vou citar uma lista das minhas quatro principais combinações de instrumentos, uma para cada banda que toco, em suas versões completas. Cada item da lista terá o nome da banda em questão, seu estilo, uma breve descrição da mesma, os instrumentos escolhidos e o que cada um faz dentro do contexto de cada banda.


1. SET PARA A BANDA LUCKY SCAR

Estilo: Southern rock / classic rock
Membro desde outubro de 2017

A Lucky Scar é uma banda cujo repertório é centrado no rock do sul dos EUA, mas também inclui clássicos do rock mundial. Na história do rock, os teclados tiveram papel fundamental, principalmente em se tratando de piano e órgão Hammond; portanto, o set montado por mim para essa banda enfatiza principalmente esses dois timbres, mas também inclui alguns sons extras, caso necessário.

Set de teclados escolhido para a banda Lucky Scar:
- Casio XW-P1
- Yamaha P-125 (ou Casio WK-6600, ou Kurzweil KA-120)
- OPCIONAL: Yamaha MX61

No contexto dessa banda, o principal instrumento é o Yamaha P-125, que faz os timbres de piano acústico e eletromecânico (Rhodes). O Casio XW-P1 possui vários patches de órgão Hammond programados por mim, então ele faz o papel de clonewheel. Já o Yamaha MX61 é um item opcional e serve para caso o repertório do show exija timbres adicionais. O Yamaha P-125 pode ser substituído pelo Casio WK-6600 em palcos menores, ou pelo Kurzweil KA-120, caso o P-125 não esteja disponível por algum motivo (assistência técnica, por exemplo).


2. SET PARA A BANDA FRIDAY LOVERS

Estilo: goth / post-punk
Membro desde novembro de 2017

A Friday Lovers nasceu como uma banda-tributo ao The Cure, mas atualmente tem seu repertório expandido para também incluir clássicos do gothic rock e do post-punk dos anos 1980/90, sem perder seu principal objetivo, que é executar com precisão o repertório do grupo britânico liderado por Robert Smith. Meu set para essa banda enfatiza uma sonoridade mais misteriosa, com vários efeitos, principalmente chorus e reverb. Às vezes uso timbre de piano, mas é em uma ou outra música, não sempre, como é o caso da Lucky Scar.

Set de teclados escolhido para a banda Friday Lovers:
- Casio CT-X5000
- Casio WK-6600
- Yamaha MX61

Dentro dessa banda, o instrumento principal é o Yamaha MX61, que contém todos os programas necessários para a maioria do repertório, contando com diversos timbres de pad, sintetizador, dentre outros. Ele também executa algumas trilhas, quando a música pede. Os dois Casio servem como instrumentos de apoio - o WK-6600 me fornece eventuais timbres de cordas e piano com chorus, enquanto o CT-X5000 complementa a programação do MX61 caso sejam necessários mais timbres que os suportados pelas zonas deste último (em outras palavras: se necessários três ou mais timbres ao mesmo tempo na mesma música).


3. SET PARA A BANDA INSTINTO ROOTS

Estilo: reggae / pop reggae
Membro desde dezembro de 2018

A Instinto Roots é a única banda autoral dessa lista, e a mesma existe desde 2007, muito antes do meu ingresso. Fora o material próprio, a banda também tem em seu repertório vários sucessos do reggae nacional e internacional, incluindo Natiruts, Ini Kamoze, Bob Marley, dentre outros. Os três timbres básicos do reggae são piano, órgão Hammond e Hohner Clavinet; eventualmente também é necessário usar samples e timbres de sintetizador. Portanto, o set escolhido para essa banda engloba tudo isso, com maior ênfase nos três sons básicos.

Set de teclados escolhido para a banda Instinto Roots:
- Casio MZ-X500
- Casio WK-6600
- Casio XW-P1
- Yamaha MX61

Dentro dessa banda há dois principais instrumentos: Casio WK-6600, que fornece todos os timbres de piano acústico, elétrico e eletromecânico; e Casio XW-P1, que tem vários presets customizados de órgão Hammond, assim como no caso da Lucky Scar. O Casio MZ-X500 me fornece timbres de Hohner Clavinet com e sem wah-wah, assim como um banco de vários samples a serem disparados quando a música entra em dub style. Já o Yamaha MX61 me fornece todos os sintetizadores e demais timbres extras.
O mais interessante nesse set é que ele é perfeitamente adaptável a cada espaço. Os quatro instrumentos listados aí são o set "completo"; posso até mesmo trabalhar com dois entre esses quatro teclados, se o palco for muito pequeno e/ou se o repertório for relativamente simples em termos de timbres.


4. SET PARA A BANDA MARY & THE DUDES

Estilo: rock / pop rock / dance / funk / soul / etc.
Membro desde novembro de 2021

Uma banda que ajudei a fundar, junto com a vocalista e o guitarrista. A mesma tem um repertório muito vasto, muito variado, em diversos gêneros, de diversas épocas, e seu objetivo futuro será tocar em eventos fechados, como casamentos, aniversários etc.. Devido à enorme complexidade do repertório dessa banda, tive uma grande dificuldade para escolher o set a ser usado nos palcos, testando diversas combinações nos ensaios, até chegar à relação abaixo. Como são muitos diferentes timbres, efeitos e combinações, esse foi o set mais complicado de construir.

Set de teclados escolhido para a banda Mary & The Dudes:
- Casio MZ-X500
- Korg KingKORG + microfone
- Yamaha MX61
- Yamaha P-125 (ou Casio WK-6600, ou Kurzweil KA-120)
- OPCIONAL 1: Casio XW-P1
- OPCIONAL 2: Spring Control 49 + Behringer Model D (ou IK Multimedia UNO Synth)

Cada instrumento nesse set tem funções bem específicas. O Casio MZ-X500 me fornece principalmente sons de órgão, cordas, pads e vozes, além de todos os loops e samples necessários para várias músicas. O Korg KingKORG me disponibiliza vários timbres de lead synth, synth brass e, principalmente, vocoder (isso explica o microfone) - há uma música no repertório atual que exige esse recurso, e várias outras no futuro também o exigirão. O Yamaha MX61 tem várias programações de timbres específicos por música, todas na sequência, e todas englobando uma vasta quantidade de sons e efeitos. Já o Yamaha P-125 me dá todos os sons necessários de piano acústico, elétrico e eletromecânico. Este último pode ser substituído pelo Casio WK-6600 em palcos menores ou pelo Kurzweil KA-120, se o P-125 não estiver disponível (por exemplo: se estiver na assistência técnica autorizada). Caso o KA-120 venha a ser usado no lugar do P-125 em algum show, o MZ-X500 torna-se também responsável pelos timbres de piano eletromecânico, já que os do KA-120 não são muito próximos aos de um Fender Rhodes real.
Conforme a necessidade, posso ter que usar outros instrumentos além desses, ou mesmo substituir algum deles por outro. Como o repertório da banda é muito variável e adaptável a cada local, posso precisar enfatizar mais um tipo ou outro de som. Aí entram os itens opcionais da lista: Casio XW-P1, se eu precisar usar muitos timbres de órgão; e Spring Control 49 + Behringer Model D, se houver necessidade de timbres de sintetizador analógico (num repertório dedicado ao rock dos anos 60/70, por exemplo - o Behringer Model D pode dar lugar ao IK Multimedia UNO Synth, se assim for necessário).
Assim como no caso do set montado para a Instinto Roots, este também é super adaptável - posso usar de dois a seis instrumentos, conforme as circunstâncias.

Viu como é possível variar bastante as escolhas de instrumentos para cada tipo de trabalho, efetivamente mostrando como um só set de teclados pode ser muitos? Aí está meu exemplo - e imagino que muitos outros tecladistas proprietários de vários instrumentos também façam o mesmo. Se você conhece matemática bem o suficiente, vai notar que aí entram os conceitos de arranjo/permutação/combinação. E se você, assim como eu, também possui vários teclados em casa e não sabe como usar todos, faça essa experiência: experimente diversas combinações, uma para cada trabalho que for fazer, seja em banda(s), na igreja etc.. Você vai se assustar com a imensa quantidade de possíveis variações.

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