Já fazia muito tempo que eu queria ter um meio de poder usar timbres FM ao vivo no meu estúdio. Claro que, quando pensei nisso na primeira vez, o que imediatamente me veio à cabeça foi comprar um sintetizador Yamaha DX7; porém, com o aumento substancial do preço dos poucos exemplares bem conservados que ainda existem, essa ideia foi colocada de lado. Mas isso não me dissuadiu de eu contar com esses timbres clássicos no meu trabalho.
Yamaha DX7 - fonte
Uma primeira alternativa que pensei, isso há uns anos atrás, foi num Yamaha ReFace DX, que foi tipo uma versão atualizada em miniatura do DX7, contando com porta USB e por aí vai. Mas ele também começou a ter seu preço cada vez mais alto, e então desisti desse instrumento. Outra opção foi o Korg OpSix, um super poderoso sintetizador FM totalmente compatível com os dados de sistema exclusivo (SysEx) do DX7. Mas seu preço beirando os R$10.000,00 na época (atualmente deve estar custando muito mais) também me afastou dessa hipótese. Porém, a intenção de contar com timbres FM ao vivo seguiu firme e forte, e continuei indo atrás de outras possibilidades nesse sentido.
Foi então que me lembrei daquele sintetizador virtual gratuito, o Dexed.
Dexed - fonte
Já fazia um certo tempo que eu vinha testando o Dexed, mas a coisa nunca havia passado disso mesmo: testes. Fiquei experimentando os timbres preset dele - vários ali me relembraram de tantos sucessos musicais dos anos 1980, época da fabricação do DX7 original. O tempo avançou e, no ano passado (2022), enquanto eu procurava algum timbre do Dexed para usá-lo em um dos meus trabalhos autorais, notei como era difícil escolher um entre milhares de sons disponíveis em tantos diferentes bancos .syx - todos gerados por seis operadores, como é a síntese FM clássica. Então, fuxicando aqui e ali, descobri ser possível criar um banco .syx customizado, escolhendo, entre todo aquele calhamaço de timbres, até 32 como "favoritos". Testei um a um (isso foi uma tarde inteira...) e, no fim, escolhi 28 desses timbres, expandindo a seleção para o máximo de 32 algum tempo mais tarde. E aí surgiu meu banco .syx de timbres FM, que guardo até hoje. A propósito, se eu tivesse um DX7 em mãos, eu poderia facilmente importar esse banco todo para a memória dele - já pensou contar com o clássico dos clássicos dos sintetizadores digitais no estúdio, e ainda com um banco de timbres 100% personalizado?
Bom... Naturalmente eu não teria como sonhar tão alto, pois o preço atual do DX7 é quase o mesmo de um carro popular seminovo - mas aí lembrei de um laptop e de um velho teclado Yamaha PSR-500 que eu tinha aqui encostados. Então, brilhou aquela luz: instalar o Dexed no laptop, depois conectá-lo ao PSR-500. Feito. Ou... Bem... O PSR-500 é super antigo, de 1991; portanto, não tem porta USB. E agora?!
Pensando em como fazer para conectar o PSR-500 ao laptop, acabei me lembrando de um cabo MIDI-USB Prelude que eu tinha comprado no MercadoLivre sei lá quando. Eu não tinha muita certeza se isso funcionaria, mas decidi testar: os dois conectores DIN 5 pinos no teclado e o conector USB no laptop. Na hora do teste... Nada. Vish... Então, fui às configurações do Dexed e lá descobri algo: os dispositivos de entrada e saída MIDI não estavam ajustados. Ajustei os mesmos e... Ainda nada. AAAARGH!!! Será o pé do benedito?!
Por um momento pensei que essa combinação teclado antigo + laptop não funcionaria mesmo. Mas aí me veio mais uma coisa: a posição dos conectores DIN 5 pinos no painel traseiro do teclado. Eu tinha esquecido do fato de que o conector IN deve ser ligado à porta OUT e vice-versa. Sei lá por que cargas d'água conectei IN com IN e OUT com OUT... Lapso de memória? Vai saber... Só sei que troquei os conectores, reiniciei o Dexed no laptop e...
BINGO!!!
Assim que finalmente consegui escutar as primeiras notas tocadas em tempo real de um dos timbres do meu banco personalizado no Dexed, já procedi com os próximos testes: Pitch Bend, troca de programas etc.. O Pitch Bend andava meio esquisito: não mudava a afinação das notas em um tom, como é o padrão da grande maioria dos instrumentos musicais eletrônicos. Mas bastou ajustar o valor de 2 para 4 no painel do teclado e problema resolvido. Quanto à troca de programas, foi super simples: consegui escolher meus timbres através dos botões [+] e [-] do teclado, e também digitando os números exatos ali.
Teclado Yamaha PSR-500 em perfeito funcionamento. Cabo MIDI-USB Prelude dando conta do recado. Laptop hiper rápido, executando o Dexed com zero latência. Tudo isso funcionando de forma perfeita e integrada.
Consegui ter um "DX7 feito em casa"!
Confira o resultado no vídeo abaixo:
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