Usar sets grandes de instrumentos não é novidade para mim

Em 2010 eu já usava vários teclados no palco. Nessa foto não tem como ver direito, mas logo acima do Tokai TX-5 tem um laptop, na época um Philco PHN14505, executando Windows XP e o VSTi SuperWave P8. Naquele tempo essa foi a solução encontrada para os timbres de sintetizador monofônico que eu precisava para várias músicas do repertório da banda BettyFull - eu já tinha o laptop, ele não foi comprado só por esse motivo. Como controlador MIDI usei um Yamaha PSR-E423 (o instrumento que estou tocando na foto, logo acima do Korg N264).
Aquela era uma época de muita experimentação timbrística para mim - eu vivia atrás das melhores soluções possíveis para cada show. Hoje, treze anos depois, já tenho em mente exatamente aquilo que preciso e não vejo mais nenhuma necessidade de ficar experimentando tanto. E minha forma de tocar também mudou muito de 2010 até aqui.
Várias vezes já tentei colocar tudo num só instrumento, visando facilidade de transporte. Concluí que meu negócio é trabalhar com sets grandes mesmo, que vão de dois a quatro teclados. Inclusive houve uma ocasião longínqua na qual usei cinco, mas não lembro bem quando, nem o contexto, nem tenho qualquer foto para mostrar (infelizmente...); no entanto, atualmente meu limite é quatro teclados, e só monto um set grande assim em caso de real necessidade.
Sei que vários tecladistas hoje conseguem muito bem trabalhar com apenas um instrumento, e admiro como sabem fazê-lo. Mas cada qual é cada qual - há os que fazem tudo em um só teclado, e há os que usam sets. Definitivamente faço parte do segundo grupo.

Comentários