Qual o meu tipo favorito de pedal de sustain?


Quando vou comprar um pedal de sustain para qualquer um dos meus teclados, sempre dou preferência pelos modelos grandes, estilo pedal de piano. E minha escolha é muito mais significativa do que mera estética. Por quê? Direi abaixo.
Há um bom tempo atrás, durante um show com uma das minhas bandas em 2018, usei um desses pedais pequenos, similar ao da imagem à direita. Ele estava funcionando bem, cumprindo com seu papel, até que, em dado momento, eu não via mais surtir o efeito sustain no teclado. Eu pisava, pisava e pisava no pedal, e nada. Tive que fazer o resto do show sem sustain e, já em casa, descobri que o tal pedal quebrou. Simples assim: quebrou. Do nada. Coisa frágil à beça.
Desde então peguei trauma desses pedais pequenos e passei a usar somente modelos grandes, parecidos com o da imagem à esquerda. Esses nunca me deram nenhuma dor de cabeça - só uma vez que um teve mal contato, mas foi fácil consertá-lo. Prefiro pedais grandes porque eles me passam muito mais resistência e confiabilidade do que os pequenos - que, em geral, já vem de brinde com os instrumentos, mas são super frágeis. Ainda mais para quem tem pé 43... Ou seja, pedal forte e resistente é essencial.
Cada um dos meus teclados de palco tem seu pedal de sustain - e todos grandes. São mais caros, mas valem muito mais a pena. Minhas performances ao vivo agradecem...

Comentários