2004, o ano em que toquei no Uruguai



Em agosto de 2001, pela primeira vez na vida, participei de uma apresentação fora do Brasil, mais especificamente em Monte Caseros, na Argentina. Três anos depois, em novembro de 2004, eu estava fora do país novamente, na capital do Uruguai, Montevideo, para outra apresentação, dessa vez com o Grupo Minueto. Foram três ou quatro dias, os quais não foram apenas de trabalho.
Saímos de Canoas-RS por volta das 22h e chegamos a Montevideo em torno das 16h do dia seguinte. Lá apresentamos uma versão modificada de um musical chamado "Rádio Ternura", o qual imagino que tenha sido baseado no Musical Saudade, apresentado anos antes, em 2000, pois tratava-se de uma estória fictícia passada na era de ouro do rádio no Brasil - a mesma época retratada no antigo musical.
Na produção original usamos apenas canções brasileiras datadas do período aproximado da Segunda Guerra Mundial - em outras palavras: Carmen Miranda, Lamartine Babo, Ary Barroso etc. - e todos os personagens representavam estereótipos da época. Na versão apresentada em Montevideo, fomos um pouco além, indo até a década de 1970 e incorporando novos elementos, como diálogos em espanhol e canções uruguaias, por exemplo, para representar a integração das culturas de ambos os países. A apresentação foi um tremendo sucesso, com direito a bis e aplausos de pé da plateia local... Infelizmente não tenho nenhuma foto desse evento, mas sei por mim que
No dia seguinte, o grupo resolveu visitar uma igreja local - e, ao chegarmos lá, alguém que deve ter assistdo à apresentação no dia anterior nos percebeu e, minutos depois, falou com o padre - que, por sua vez, pediu para que o grupo fizesse uma participação musical na missa. Executamos dois ou três hinos, no improviso. Quando a missa terminou, resolvemos fazer um pouco de turismo - e ainda cheguei a tirar uma foto na frente do famoso Casino Conrad:

É só uma foto minha na frente do prédio, não joguei poker (ainda)...

À noite, viajamos de volta para o Brasil.
Pelo que me lembro, essa foi a última apresentação do Grupo Minueto, que viria a encerrar suas atividades em função de vários membros precisarem sair por conta de outros compromissos e/ou de assuntos pessoais. Uma pena, pois era um trabalho formidável, que envolvia música, teatro, dança, coreografias e vários outros elementos. Imagino se esse grupo tivesse continuado e nunca parado... O que estaríamos fazendo hoje? Vai saber... (OBS.: O Grupo Minueto será assunto para uma futura postagem)

Comentários