Estão vendo essa foto com três teclados super básicos, todos montados numa sala à parte, separada do meu estúdio? Ela é de fevereiro de 2021 e, naquela época, tive a ousada intenção de gravar um álbum inteiro só com eles. O título dessa ideia de disco era enorme: "Songs for the Children of the Past, the Present and the Future" (a propósito, não sei como fui me lembrar de tudo isso...). A meta era criar um álbum conceitual infantil - nunca vi algo assim até hoje. Eu tentaria contar em música uma história envolvendo uma criança - isso é tudo que me lembro.
Estava tudo bem esquematizado na minha cabeça: eu daria um jeito de conseguir um laptop e uma mesa de som compacta em separado, a fim de poder efetuar a gravação num ambiente fora do estúdio, de forma isolada. Mas então descobri que os preços dos laptops haviam subido mais do que nunca - o que impossibilitou o desenvolvimento desse projeto do jeito que eu havia pensado. Então, cogitei levar os instrumentos ao meu estúdio mesmo, usando meu PC antigo para gravar, mas não achei nenhum espaço disponível para eles - nem físico, nem na mesa de som. Aí o projeto tomou um rumo muito diferente - ao invés de ser apenas sobre crianças, ele foi expandido para abranger toda a vida humana, da infância à fase adulta. Acabou que foi necessário eu usar os instrumentos normais do estúdio mesmo e, no fim das contas, esse projeto, a essa altura já totalmente transformado, se tornou o álbum "Human" (2021).
Não obstante, ainda assim achei um jeito de usar dois desses instrumentos da foto no topo da página nesse álbum - no caso, o Casio CTK-401 e o Yamaha PSR-175, visíveis à direita. Achei sons dentro deles que couberam perfeitamente no contexto do álbum. O teclado à esquerda, um JK-60, precisou ser vendido antes mesmo de eu ter começado a gravar o disco, devido a eu estar passando por sérios problemas financeiros naquele momento. Só mais tarde que consegui um novo exemplar dele - que veio a ser usado num álbum posterior, "Infinities..." (gravado no fim de 2021 e lançado em 2022).
Resumindo: muitas vezes temos alguma ideia tão ousada, tão desafiadora, tão além do nosso tempo, que acaba não sendo possível concretizá-la de imediato. A ideia de 2021 para um álbum conceitual infantil usando somente instrumentos básicos acabou não vingando, mas a partir daí consegui criar outras coisas - e está tudo bem, é assim mesmo que funciona.
Mas agora tenho laptop e ainda não me dissuadi de criar um álbum conceitual infantil só com PSRs e CTKs da vida... Vai que...
Comentários
Postar um comentário
Quer comentar algo?