Nunca será sobre o(s) instrumento(s) mais caro(s), e sim sobre a qualidade do sistema de som

Um dos maiores erros do universo das teclas é pensar que quanto mais caro(s) o(s) instrumento(s), melhor(es) ele(s) será(ão). E então muitos tecladistas por aí gastam tudo o que têm e o que não têm, apenas porque convencionou-se assim. Pensa-se que quanto mais dinheiro gasto num set de instrumentos, mais qualidade o mesmo terá. Mas a coisa não é bem assim.
Em se tratando de set de instrumentos, o que realmente vale é o SOM. Se você possui instrumentos mais simples, porém, conta com um sistema de som de alta qualidade no local, certamente seu set se destacará, e você terá um enorme prazer em tocar, sabendo que pode se ouvir e também ouvir os demais músicos no recinto, sem que nada soe muito abafado, nem muito estridente - ou seja; tudo em seu devido lugar. Agora, se você tem um set de instrumentos todo top de linha, mas o sistema de som do local é um lixo... Só lamento. De nada adiantará um set tão caro se, no fim das contas, a sonoridade suja e distorcida resultante poderá até mesmo lhe dar dor de cabeça.
Essa foto - na verdade, um frame de um clipe - é um registro do ensaio mais recente da banda Instinto Roots, ocorrido na última segunda-feira (30/10). Observem que eu estava usando um set de instrumentos muito simples, formado por dois teclados Yamaha: meu sintetizador MX61 e o arranjador básico YPT-340 que pertence à filha do vocalista. O ensaio foi na casa do mesmo. E consegui uma sonoridade fantástica, sabem por quê? Porque o sistema de som do local foi completamente remodelado, com novas caixas de som, novo amplificador, novo equalizador etc., substituindo toda a aparelhagem antiga, já bastante desgastada. O YPT-340 me forneceu todos os pianos, enquanto no MX61 fiz órgão, pads e tudo mais que foi necessário para o repertório da banda. Graças ao novo sistema de som, o YPT-340 se destacou bastante, soando como se fosse um teclado bem mais caro. Para se ter uma ideia:



Resumindo: teclado(s) simples + sistema de som de alta qualidade = sonoridade agradável. Isso é muito óbvio, mas o óbvio sempre precisa ser dito.

Comentários